terça-feira, 12 de junho de 2012

Uma vida de Liberdade!


A escravidão é, sem dúvida, a pior condição social que a humanidade já experimentou. Me lembro que na escola, quando cursava a quarta-série, estudei pela primeira vez a escravidão dos negros no Brasil colonial. Nunca vou esquecer o quanto fiquei impactado ao saber que pessoas eram tratadas como mercadoria, como animais de carga. Eram presas com correntes ao anoitecer. Não podiam ir e vir, só podiam fazer aquilo que outros decidiam, determinavam.
Na escravidão o ser humano perde o que possui de mais valioso em sua existência: a liberdade. Sem ela perdemos a dignidade, a alegria, os sonhos, e tudo mais.
A liberdade é um grande presente (dom) que Deus nos deu. Quando nos criou podia ter nos feito pré-condicionados para agirmos exatamente como ele queria, fazermos tudo da forma que ele planejasse. Mas aí nós não seríamos a “sua imagem e semelhança”, pois Deus é livre. Tudo que sabemos a respeito de Deus provém da liberdade que ele tem. Quem é livre pode criar, pensar, sonhar, amar, falar, desistir, esperar.
Você quer ver algum ser humano triste? Tire a liberdade dele.
Infelizmente muitas pessoas usam a liberdade de forma errada. Se aproveitam dela para fazerem aquilo que não é bom. E por este motivo acabam, muitas vezes, perdendo a liberdade.
Muitos jovens vão para os presídios por terem usado a liberdade de forma errada. Perdem, por isso, a liberdade por um bom tempo de vida.
Pode te parecer estranho o que eu vou dizer, mas é a pura verdade:  existem alguns presidiários que são extremamente livres, enquanto muitas pessoas que vivem aqui fora são grandes prisioneiras.
Você pode pensar que estou ficando louco ao afirmar que, muitas vezes, pessoas aparentemente livres são prisioneiras, enquanto algumas aparentemente prisioneiras são livres. Mas é exatamente isto que eu disse!
A liberdade não consiste apenas de poder ir e vir, ela é muito mais que isto. Consiste em decidir o próprio destino, ter em suas mãos o destino da vida, poder controlar-se e manejar bem a vida.
Um dos homens mais livres de que já ouvi falar era um prisioneiro. Falo do Apóstolo Paulo. Se você ler os textos bíblicos de suas cartas, dificilmente imaginará que eles foram escritos de dentro de uma cela de prisão.
A liberdade está no interior do homem e não em sua condição externa. Paulo era livre porque sabia que em Cristo tinha a vida eterna. Porque não era dominado pelo mundo, mas era libre para escolher, em Deus, cada coisa. Nada aprisionava sua alma e podemos ver muitos louvores e textos de alegria que ele escreveu na prisão. Dentro dos presídios de hoje há uma multidão de pessoas que têm encontrado a verdadeira liberdade ao encontrarem-se com o Senhor Jesus Cristo, o libertador.
Enquanto isto, circulam nas ruas milhares de pessoas que em seu interior são escravas, prisioneiras. Isto pode estar te soando meio estranho aos ouvidos, mas é exatamente o que Jesus disse as pessoas de sua época:
“Conhecereis a verdade, e a verdade os libertará.” João 8.32b
Ao ouvir isto, o povo ficou extremamente indignado. Gritavam para Jesus que ele estava enganado, que eles nunca haviam sido escravos de ninguém.
Foi aí que o Senhor Jesus afirmou:
“Quem peca é escravo do pecado.” João 8.34b
Isto mesmo! O pecado nos torna seus escravos, nos tira a liberdade. Pode até parecer pequeno e inofensivo, mas nos prende. A palavra de Deus nos ensina:
“Suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.” Provérbios 5.22b
Muitas pessoas brincam com o pecado, acreditam na mentira do Inimigo que nos diz que “uma só vez não vai dar em nada”. O fato é que um pecado leva a outro e logo esta pessoas está presa nas armadilhas do diabo. É o caso da mentira. Para se encobrir um “pequenina mentira” são necessárias muitas outras.
                Muito pior do que ser preso fisicamente é ter sua alma acorrentada pelos grilhões do pecado. Conheci muitas pessoas que me disseram: “Eu sei que é errado o que faço. Eu quero mudar. Mas não consigo! Isso parece ser mais forte do que eu!” Tornou-se um escravo do pecado, da mentira, da malícia, da maldade, dos pensamentos ruins, da raiva, da mágoa.
Os efeitos do pecado são devastadores. Esta é a pior escravidão que existe, pois o escravo sofre demasiadamente. Além de prender, amarrar, o pecado impede a pessoas de ser bem sucedida. Isto é o que a Bíblia nos diz em Provérbios 28.13. “Quem encobre o seu pecado nunca prosperará.”
Perceba o que esta frase nos disse: “Quem encobre o pecado...” Ou seja, quem o guarda escondido em si mesmo, achando que ninguém o descobrirá, ou pior, não se arrependendo do erro diante de Deus.
A pior parte da escravidão do pecado é que o escravo, assim como o viciado em drogas, geralmente não quer assumir ou se dar conta da situação em que se encontra.
Est terrível atitude de fazer de conta que não é consigo, de que se está limpo, quando debaixo das vestes se guarda profunda imundície, é algo que pode trazer consequências piores ainda, como é o caso de algumas doenças:
“Enquanto me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.” Salmos 32.3
Mas a pior coisa que o pecado nos tira é a liberdade de vivermos como filhos de Deus. Enquanto  os filhos de Deus desfrutam de uma vida de paz e alegrias no Reino de Deus, o escravos do pecado vivem atormentados no reino das trevas.
O libertador
No Brasil comemoramos o dia em que o governo terminou com a escravidão. Todos os livros de história possuem um retrato da Princesa Isabel, que assinou a carta de Abolição.  Mostram também o retrato de homens que morreram lutando por este ideal.
Porém, os livros também contam que apesar da lei haver libertado os escravos, em algumas fazendas do interior esta notícia demorou até vinte anos para chegar, e milhares de homens viviam como escravos enquanto na verdade já eram homens livres. Sofreram muitos anos desnecessariamente.
Nós hoje temos uma boa notícia para todos os que querem ser livres de verdade em suas vidas: o nosso Libertador está vivo! Ele é um príncipe vitorioso e já lutou por nós! Ele conquistou a nossa alforria, apenas precisamos executa-la em nossa vida.
Você sabe quais foram as primeiras palavras ditas por Jesus em uma sinagoga no início de seu ministério?
“O Senhor Deus me deu seu Espírito, pois ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres. Ele me enviou para animar os aflitos, para anunciar libertação aos escravos e a liberdade para os que estão na prisão” Isaias 61.1 (NTLH)
Apenas Jesus tem poder para nos libertar do poder do pecado, pois foi o único homem que venceu o pecado. Em seu sacrifício na cruz ele pagou o preso  necessário para nos comprar daquele que nos escravizava.
“Se, pois, o filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres.” João 8.36
 Não podemos e nem conseguimos ser livres sozinhos. O poder do Reino das trevas que nos prende através do pecado não pode ser enfrentado por homem algum sem a presença de Cristo.
Se você sente sua vida presa, amarrada em coisas que desagradam a Deus, você não consegue mudar seu próprio comportamento ou controlar a multidão dos seus pensamentos ruins, vá até um lugar reservado, e faça esta oração em voz alta:
“Senhor Jesus, eu me humilho diante de ti. Reconheço que sou pecador e necessito de seu sangue para me limpar de toda impureza. Tu, Senhor, que és o meu libertador, sujeito a ti todo o meu ser, meu corpo, minha mente, meus desejos, meus sonhos, minha alma e meu espírito. Te dou total poder sobre minha vida. Tira de mim tudo que te desagrada, derrota em meu ser todo o poder das trevas. Amém.”
O que foi que você orou? Você deixou todo o seu ser sujeito a Deus. Sabe qual é o efeito disto? Agora você tem em suas mãos a carta de liberdade. E quando o antigo escravizador se aproximar de ti e tentar decidir teu destino, você deve apresenta-la a ele e dizer: “Não! Tu não tens mais poder sobre mim!” Sabe qual vai ser o efeito disto? Ele vai fugir de você! Isso mesmo! Veja o que diz a Palevra de Deus:
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.” Tiago 4.7
Sinta o ar entrar em seu pulmão! Ouça os sons a tua volta! Veja: nada te aprisiona! Cristo nos libertou! Podemos viver com alegria!
“Estais, pois, firmes na liberdade com que cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo de jugo da servidão.” Galatas 5.1

Por:
Dionísio Hatzenberger

Nenhum comentário:

Assista o Novo Documentário do Internexo: "FAÇA A ESCOLHA CERTA: NÃO USE DROGAS"

Documentário Parte 2

Documentário Parte 3

Documentário Parte 4

Documentário Parte 5

Testemunho de Rodolfo - Ex integrante da Banda Raimundos