sexta-feira, 25 de maio de 2012

EXPERIMENTA! é bom, perfeito e agradável...

Na minha época de escola, por um bom tempo andei com um grupo de jovens mais velhos do que eu. Alguns fumavam, bebiam e usavam outras drogas bem destrutivas. Por muitas vezes eu ouvi o convite: “experimenta!” Que geralmente vinha seguido da frase de incentivo “Experimenta, vai! Não vai dar nada!”
Aqui no Brasil houve até uma marca de cerveja que por um tempo usou em sua campanha publicitária o slogam “Experimenta!” Dizia que as pessoas só não bebiam aquela marca porque ainda não haviam experimentado.
Diariamente ouvimos convites, vozes que nos mandam experimentar isso ou aquilo, que iremos obter este ou aquele resultado.
E cá estamos nós, te convidando a experimentar algo que para você pode até ser uma novidade, mas que na verdade está disponível para ser experimentado, vivido, provado, saboreado, desde a fundação do universo.
Estamos te convidando a experimentar algo bom, perfeito e agradável. Algo maravilhoso e que só te indicamos porque já provamos e desde então não deixamos de saborear, diariamente. Não poderíamos deixar de te apresentar isto que mudou a vida de milhões de pessoas. Eu quero te convidar: EXPERIMENTA O AMOR E A PRESENÇA DE DEUS NA TUA VIDA.
Experimente, saboreie, prove do amor de Deus, que está disponível para você. Abra seu coração para que Cristo entre e faça morada. Tu vais passar a contar com a presença do amigo mais maravilhoso e perfeito, que não te abandona, não te explora, não te engana. Tal presença irá te invadir e a partir de então todo vazio, toda dúvida, todo medo, toda insegurança e todo peso irão sair de ti. E daí você não vai mais querer experimentar nada, pois tudo é passageiro e mexe com sensações físicas, mas o amor de Deus é eterno e mexe com o teu espírito.

Experimentar algo Bom, Perfeito e Agradável
Muitas pessoas menosprezam muitas coisas até experimentá-las. Eu mesmo, até os 12 anos de idade não comia nada que tivesse cebola, fosse picadinha ou em tamanhos maiores. Se eu soubesse que havia cebola em certo prato, por mero preconceito (pois nem sabia o sabor da cebola), me recusava a comê-lo.
Quando, finalmente, experimentei, descobri algo incrível: o sabor da cebola nos alimentos é muito mais agradável do que sua aparência. Na verdade hoje eu sou um grande fã de cebolas, quase tudo que faço na cozinha leva cebola na receita.
Muitas pessoas fazem o mesmo com o Senhor Jesus e sua palavra, desprezam sua presença e conselho, sem nem ao menos tentar descobrir como é viver com ela. Olham com seu olhar de preconceito. Levam em conta a opinião de outros que também nunca provaram o que é viver com Deus, e imaginam isso como algo ruim, pesado, chato, sem graça, antiquado, ultrapassado, irreal, desnecessário, ou seja lá o que for.
O fato é que não podemos nos guiar pela opinião de alguém que nunca provou algo e que fala mal disto.
A presença de Deus é a coisa mais real que existe. Ele, desde o nosso nascimento está buscando brechas para falar conosco, mesmo sem o convida-lo, Ele tenta se apresentar a nós. Usa pessoas, situações, usa sua palavra escrita, a Bíblia. Por exemplo, de alguma forma, uma sucessão de fatos ocorreram, dirigidos por Deus para que este texto fosse lido por você, neste momento.
Um homem que experimentou coisas fantásticas de Deus em sua vida, o apóstolo Paulo, nos faz o seguinte convite:

“...Experimenteis qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” Romanos 12.2b

A intenção de Deus, através de Jesus Cristo, é nos guiar a conhecermos e vivermos a sua vontade para nossas vidas. E Ele nos diz algo maravilhoso: não precisamos ter medo disto, pois a vontade de Deus é BOA, PERFEITA E AGRADÁVEL.
Pare para pensar nesta colocação. Olhando as coisas que existem no mundo a sua volta, quantas delas possuem estas características?
- BOM: o resultado da presença e dos planos de Deus para nós é algo Bom. Exatamente o contrário de algo ruim ou mau. É algo maravilhoso.
- PERFEITO: As coisas que Deus tem para os que o buscam não podem ser frustradas, não podem ser incompletas ou com qualquer tipo de falhas, são perfeitas. Deus é perfeito, completo, pleno, e tudo que Ele faz é assim.
- AGRADÁVEL: É algo do qual iremos gostar. A vontade e a presença de Deus são desejáveis e depois de experimentadas, com o passar dos anos, podemos olhar para trás ver o quão agradáveis foram as conseqüências desta nossa vida com o Senhor.

Como experimentar esta vida tão maravilhosa?
Esta frase escrita pelo apóstolo Paulo, é, na verdade, a parte final de um versículo que na íntegra diz o seguinte:
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, PARA QUE experimenteis qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.” Romanos 12.2
Perceba que a Palavra de Deus antes de nos convidar a experimentar, nos apresenta o termo “para que”. Este termo é condicional, ou seja, ele estabelece que há um pré-requisito para experimentarmos a vida de Deus em nós.
O texto na verdade é bem simples: ele apresenta algo que não devemos fazer e algo que devemos fazer.
NÃO DEVEMOS: “Nos conformar com este mundo”. Quando eu era adolescente e inconformado, muitas vezes justificava minha rebeldia neste versículo. Mas não é a este tipo de inconformismo que Deus nos convida, e sim a não entrarmos na “forma” do mundo. “Conformar” significa adaptar-se a uma forma, um molde.
Eu cresci vendo meus pais trabalharem em uma padaria. Lá eles misturavam ingredientes e faziam uma massa, ela era disforme, molenga, macia, porém antes de ir ao forno ela era colocada em uma forma. Se a forma fosse redonda o pão saía redondo. A massa conformava-se, assumia a forma do molde.
O mundo, através de conselhos de nossos amigos, da TV, da internet, da opinião de muitos que se acham sábios, cria conceitos, ideias e valores que na maioria das vezes não condiz com a vontade e a visão de Deus. Deus é poderoso, sábio, cheio de amor, misericórdia, justiça e paz. O mundo é cheio de egoísmo, ódio, ganância, injustiça, ansiedade, perversidade, lascívia, maldade. Não podemos nos adaptar a isso! Não podemos fazer parte disso!
Na versão da Nova Tradução da Linguagem de Hoje da Bíblia, esta passagem é assim: “não vivam como vivem as pessoas deste mundo.”

DEVEMOS: “Ser transformados pela renovação da nossa mente”. Desde pequenos ouvimos e aprendemos o que o mundo nos diz. Jesus disse que o mundo “está nos Maligno” e que seu Príncipe é Satanás. É natural a nossa mente estar cheia de pensamentos ruins, coisas que desagradam a Deus, pois nos tornam como animais.
No texto, Deus diz que precisamos ser transformados, modificados, através da renovação da nossa mente. Ou seja, precisamos, com a ajuda de Deus, mudar nossos pensamentos, fale-los novos.
E o primeiro passa para isto é admitirmos que não há em nós nada de bom, agradável ou perfeito. Precisamos nos humilhar diante de Deus e pedir que Ele transforme a nossa mente, pois sem mudarmos nossa mente é impossível desfrutarmos das coisas boas, perfeitas e agradáveis.
Sabe de uma coisa? No dia em que eu me entreguei totalmente ao Senhor Jesus, foi como se uma grande venda fosse tirada dos meus olhos e eu pudesse me enxergar em meu verdadeiro estado. Eu estava em meu quarto, e nunca vou esquecer de como me senti naquele instante: sujo. Minhas mãos e minha mente estavam sujas, minha alma seca.
Eu, que antigamente me achava tão cheio de sabedoria, passei horas corando, prostrado e pedindo: “Deus, transforma a minha mente.”
E hoje posso te testemunhar algo: quanto mais percebo que meus pensamentos estão ligados a Jesus e minha mente renovada: mais maravilhas e alegria experimento em minha vida.
Nossa mente é algo fantástico, criado por Deus, e ela comanda o corpo todo, o problema é que nela podem se esconder muitas coisas ocultas: ideias, desejos, pensamentos, rancores, mágoas. Por exemplo, podemos ter guardado lá o mau exemplo de nossos pais em alguma área, o que usamos como auto-justificativa para nosso erros, assim perpetuando os erros deles.
Mudar a própria mente sozinho é algo impossível. Conheço pessoas que tinha problemas psicológicos, traumas, por exemplo, e que por anos tratavam-se com especialistas para obter modestas melhoras, mas quando entregaram suas vidas a Jesus, rapidamente tudo isto ficou para o passado e hoje estas pessoas vivem as coisas boas, perfeitas e agradáveis.
Não tenha medo de se entregar ao Senhor. Eu me lembro que este medo me acompanhou por um bom tempo. E o principal motivo, geralmente, é uma concepção totalmente errada que as pessoas têm de Deus. Imaginando-o como um mau e perverso castigador. Um ser egocêntrico que quer manipular a todos sem levar em consideração seus sonhos. Não, este não é Deus! Deus é um pai amoroso, que quer o melhor para ver os seus filhos felizes e para isto quer nos guiar em um caminho de paz, amor e justiça.
Um Deus tão bom que não poupou entregar o próprio Filho em uma cruz, para que nós tivéssemos acesso a Ele. Experimenta!

Por Dionísio Hatzenberger
Professor

Nenhum comentário:

Assista o Novo Documentário do Internexo: "FAÇA A ESCOLHA CERTA: NÃO USE DROGAS"

Documentário Parte 2

Documentário Parte 3

Documentário Parte 4

Documentário Parte 5

Testemunho de Rodolfo - Ex integrante da Banda Raimundos