terça-feira, 17 de abril de 2012

Vivendo na Palavra

Gostaria de te dar um grande conselho: dedique todo tempo possível em sua vida a conhecer com profundidade a riqueza que há na Palavra de Deus, na Bíblia. Isto transformará sua vida! Você deixará de viver uma vida instável, baseada na colcha de retalhos filosóficos do confuso mundo em que vivemos, passando a andar por um firme caminho, não criado pela falha sabedoria humana, mas projetado pelo grande engenheiro do Universo: Deus.

A Bíblia sempre foi alvo de críticas. Muitas pessoas, em seu discurso refutam ou menosprezam as escrituras. Porém a maioria destes homens nunca parou para estuda-la com cuidado, ou se permitiu experimentar viver seus ensinos na prática.

Os críticos da Bíblia passam, envelhecem e morrem, e com eles suas obras. Mas o escritor da Palavra continua vivo, e seu texto cada vez torna-se mais difundido em todo o mundo.

“Céus e Terra passarão, mas a minha palavra não passará.” Matheus 24.35

O que é a Bíblia?

Ela não é um livro qualquer. Não se trata de um simples livro de histórias, poesias, músicas, profecias e cartas. Apresenta, sim, mais de 40 autores, muitos gêneros literários, e ao todo 66 livros internos.

Mas este texto todo tem algo em comum: é um livro sobre-natural.

A Bíblia foi escrita por homens, assim como eu te escrevo agora este texto, mas ela toda foi inspirada pelo Espírito de Deus. Ela é um grande presente de Deus para nós. No decorrer da história Ele mobilizou muitos homens a escreverem aquilo que Ele colocava em seus corações, aquilo que viram ou ouviram de Deus.

A Bíblia é a revelação do próprio Deus para nós. Através do texto Deus se faz conhecer, apresenta-se aos homens. Pelas suas palavras podemos conhecer seu caráter, sua vontade, seus planos e suas promessas aos que o buscam.

Não trata-se de um Deus incógnito ou distante, mas sim um Deus que quer ser conhecido pelo máximo de pessoas, com um propósito simples: salvar a todos os que crerem nele. (Romanos 1.16-17)

Foi por isso que Ele e seus anjos guardaram esta palavra pelos muitos séculos. Foram mais de 30 séculos. Nenhum outro texto tão extenso sobreviveu a um período tão grande de tempo. E Deus a guardou imaculada, sem ser alterada ou falsificada. A prova disto está nos textos descobertos pelos arqueólogos e que comparados a nossa Bíblia de hoje são praticamente idênticos.

A Bíblia é a Palavra de Deus

Este título pode te parecer algo simples, mas na verdade é muito profundo. Estou te dizendo que o texto bíblico não é só um texto, é a transcrição das palavras que saíram da boca de Deus.

Este texto é extremamente poderoso, por ser a Palavra de Deus a coisa mais poderosa que existe:

“Por meio da sua Palavra o Senhor fez os Céus; pela sua ordem criou o sol, a lua e as estrelas.” Salmos 33.6 (NTLH)

Simplesmente com a palavra Deus fez tudo que existe. Cada palavra de Deus é grandiosa em poder.

Deus também não muda, não muda, não mente, não falha e não pode enganar-se.

Isto nos dá base para percebermos que não há nada mais valioso para nossas vidas do que a Palavra que Ele nos Deixou.

Você conhece os feitos de Deus no passado?

Você conhece todas as orientações que Deus te deixou?

Conhece os sonhos de Deus para você?

Sabe todas as maravilhosas promessas para sua vida?

Se suas respostas são “não” ou “um pouco”, isso é motivo para você perceber que tens desperdiçado muita riqueza disponível na palavra de Deus.

Para que serve a Palavra na minha vida?

Como já falamos, o primeiro sentido da Palavra é leva-lo a conhecer o Senhor. O segundo sentido, que está ligado ao primeiro, é que você saiba do amor de Deus, através de Jesus, e que pela revelação da notícia da obra da cruz você possa ser salvo para uma nova vida.

Mas há ainda um terceiro sentido, muito profundo, pois esta palavra irá mudar o seu jeito de pensar:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16-17

A Bíblia, que é inspirada por Deus, serve para:

- Ensinar a Verdade: Isso não é relativo, só há uma verdade, que está em Jesus (ele disse: eu sou o caminho, a verdade e a vida). Por meio dela podemos derrotar todo o poder do pecado, que provém das mentiras do diabo.

- Condenar o erro: a Palavra nos mostra o caminho a seguir, escancarando os erros que nos afastam de Deus.

- Corrigir as faltas: ao percebermos o erro, precisamos reparar o que foi estragado, e a palavra de Deus nos guia no sentido de acertarmos o rumo, deixando pra trás as faltas.

- Ensinar a maneira certa de viver: muitos buscam a resposta para isto durante toda a vida, mas a palavra a trás de graça, de forma didática, fácil de entender.

- Preparar o homem de Deus para as boas ações: agora que somos de Cristo precisamos estar preparados para agir conforme o querer de Deus, e sua palavra nos leva a isto.

Certa vez um aluno, após uma de minhas aulas de ensino religioso, na qual eu citava alguns trechos da Bíblia, me questionou:

- Professor, você lê sempre a Bíblia?

- Sim – respondi – e você?

- Eu até tentei começar a ler, mas logo parei, porquê a Bíblia me trazia uns sentimentos estranhos...

- Que tipo de sentimentos? – Perguntei

- Na verdade eu sentia um aperto no peito e um pouco de medo, porque era só eu começar a ler, que parecia que tudo que eu lia era para mim. E aquilo ía contra tudo que eu fazia na minha vida...

Aí eu pude explicar a ele que isto é totalmente normal, pois a palavra de Deus tem este papel: ir ao mais profundo de nosso ser e nos mostrar os caminhos errados, nos confrontar com a verdade e nos estimular a mudança.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4. 12

Perceba que este texto diz que a Palavra de Deus é tão afiada que pode ir aonde niguém vai, e lá ela faz algo que sozinhos não podemos fazer: “Julga os caminhos e intenções do coração.” Muitas vezes aparentemente vivemos uma vida boa, Justa, correta, mas a Palavra vai além das aparências, ela julga, analisa quais os verdadeiros motivos das nossas atitudes. Quais são nossas motivações, quais os interesses que temos?

Será que fazemos o bem buscando glória própria? Buscando benefícios pessoais?

A Palavra nos julga lá no interior. Nos mostra o erro e nos faz achar o caminho de volta.

Guardar a Palavra no Coração

“Como pode um jovem conservar pura a sua vida? É só obedecer aos teus mandamentos.

Eu procuro te servir de todo o coração; não deixes que eu me desvie dos teus mandamentos.

Guardo a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti.

Eu te louvo, ó SENHOR Deus! Ensina-me as tuas leis.

Costumo repetir em voz alta todas as ordens que tens dado.

Fico mais alegre em seguir os teus mandamentos do que em ser muito rico.

Estudo as tuas leis e examino os teus ensinamentos.

As tuas leis são o meu prazer; não esqueço a tua palavra.” Salmos 119.9-16 (NTLH)

Maravilhosos estes versos do salmista. Ele nos diz claramente: se queremos conservar a vida e vencer o pecado devemos guardar a Palavra de Deus em nosso coração.

Ele declara que tem mais prazer nas palavras de Deus do que nas riquezas, que a lê em voz alta e que fica alegre em segui-la.

Como isso é Possível? – Alguns se perguntam, pois não compreendem como pode um texto ser tão bom e inesgotável. A resposta é simples: basta começarmos a lê-lo, dedicarmos tempo a ele, que ele vai se tornando muito mais do que um simples texto, pois é a palavra VIVA de Deus. “Viva e eficaz” (Heb. 4.12ª) Não é um texto morto, do passado, congelado. É vivo! Fala conosco, interage conosco, revela-se a nós.

O Salmo 119 também nos incentiva a sermos amigos de pessoas que também amam a Palavra de Deus (Verso 63). E a Deixarmos esta palavra nos guiar em dias que parecem muito escuros, nebulosos, onde ela se torna nossa lâmpada, nossa luz. (Verso 105)

Uma promessa

“Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.” João 15.7

Aqui Jesus nos ensina algo precioso. Precisamos permanecer unidos a ele, a sua pessoa, porém, precisamos também guardar sua palavra em nosso coração. Precisamos mantê-la viva em nós. E há uma grande recompensa: pedirmos tudo que precisarmos a Cristo, e ele prontamente nos dará.

Parece simples. E é simples. Quando a Palavra de Deus está em nós, junto com ela habita também o poder dela em nós. Esta é uma palavra poderosa. Ela está guardada em você e quando você precisa, saca de alguma de suas promessas e dispara. Pede a Deus. Mas não pede com dúvida, incerto sobre sua resposta. Pede já recebendo, pois estas pedindo conforme a Palavra, que está dentro de ti.

“As palavras que eu vos disse são Espírito e vida.” João 6.63

Por exemplo, uma pessoa está diante de uma grande enfermidade, diagnosticada como incurável pelos médicos. Se as palavras de Cristo estiverem um pouco apagadas no interior desta pessoa, ela talvez ore assim ao Senhor:

“Deus, eu sei que errei muito nesta vida, mas te peço que me perdoe, e ser for de tua vontade, me cure desta doença, pois sei que se tu quiseres pode me curar.”

Porém se ela estiver firme em Cristo em seu interior habitar a Palavra, ela orará assim:

“Senhor, reconheço as minhas falhas, sei que não merecia, mas peço-te que me perdoe, lavando-me com o sangue de Cristo, e que junto com meus pecados, leve de mim esta enfermidade, pois tua palavra diz no livro de Isaías que Jesus levou sobre si as minhas enfermidades e também no Salmo 103 diz que tu és que perdoa todos os meus pecados e cura todas as minhas enfermidades. Por isso te peço, em Nome de Jesus, e creio que recebo esta cura. Amém.”

A palavra de Deus é Espírito e Vida, nos vivifica, nos faz fortes, livres, vencedores em Cristo, pois não vivemos mais conforme as mentiras que Satanás semeava em nossa mente, mas vivemos conforme as verdades do bom e eterno Deus.

Esta palavra transformou a minha vida e vai transformar a tua também!

Prof. Dionísio Hatzenberger

Nenhum comentário:

Assista o Novo Documentário do Internexo: "FAÇA A ESCOLHA CERTA: NÃO USE DROGAS"

Documentário Parte 2

Documentário Parte 3

Documentário Parte 4

Documentário Parte 5

Testemunho de Rodolfo - Ex integrante da Banda Raimundos